Com trabalho focado sobre a obra ‘Direitos Humanos e Educação Libertadora’, a Academia Barreirense de Letras (ABL) promove nesta quinta-feira (28) o Segundo Círculo de Leitura da edição 2024 do projeto de extensão, ‘Princípios Pedagógicos Freireanos: possibilidade formativa’.
Com início às 19h30 e transmissão pelo canal da instituição no YouTube, o encontro vai reunir três professores, tendo como expositoras a dra. Liliane Maria Reis Marcon (Ufob) e a doutoranda Liane Monteiro dos Santos (SESAB/SAIS). Na mediação estará o dr. Atauan Soares de Queiroz (Ifba/Ufob).
Coordenadora do projeto, Marilde Queiroz Guedes pontuou que a última atividade da IV Edição deste projeto, “explorará a obra Direitos Humanos e Educação Libertadora (Paulo Freire), focando os Direitos Humanos e Educação Popular no SUS: atendimento a povos e comunidades de matriz africana”.
Para ela, que é escritora e preside a ABL, a “Educação libertadora, na perspectiva freireana, exige uma formação crítica para homens e mulheres compreenderem melhor a sociedade, ter voz e agir conscientemente para colaborar com a transformação social”.
Segundo Guedes, os participantes do círculo trarão vivências de suas práticas pedagógicas, no âmbito dos direitos à educação, não só nos espaços acadêmicos, como também em espaços não formais. Além da ABL, da Ufob e Ifba/Barreiras, são parceiros do projeto a Uneb, o Observatório do PNE no Território Bacia do Rio Grande e o IFBaiano – Campus de Santa Inês.
Criado no período da pandemia por ocasião do centenário de nascimento de Paulo Freire, o projeto segue o formato virtual, possibilitando a interação com pesquisadores do legado do educador/pensador brasileiro em diferentes cidades e estados, bem como facilita o acesso ao conteúdo que fica disponível no YouTube da ABL.
Comments