A Academia Barreirense de Letras (ABL) lançou nesta segunda-feira (22) o edital 01/2024 com a finalidade de divulgar aos escritores regionais o Processo Seletivo para publicação da coletânea ‘Brincadeiras dos Cerrados’, no gênero literário Conto, com o Selo Editorial da ABL.
A obra tem como organizadoras as professoras, membros da ABL Marilde Guedes e Adilma Vilela, e objetiva evidenciar, por meio dos contos, o universo lúdico infantil das brincadeiras dos Cerrados, reunindo autores interessados na temática.
“Tratar das Brincadeiras dos Cerrados vai ao encontro de um dos objetivos da ABL, que é valorizar e preservar a história e a memória da região, notadamente pelo estudo, escrita e divulgação das obras e realizações culturais, afirmou a presidente da academia, Marilde Guedes.
Para ela, “uma produção em coletânea oportuniza um número significativo de autores a registrar seu eu literário, seus sentimentos e suas vivências, talvez, nunca antes possível. Eis, uma plausível justificativa para a organização em coletânea”, enfatizou.
As inscrições poderão ser realizadas até 31 de agosto, apenas, por meio do formulário eletrônico, cujo link de acesso está disponibilizado no final da matéria. Cada participante poderá inscrever apenas um conto de sua autoria e inédito, dentro da formatação proposta pelas organizadoras.
De acordo com o edital, a coordenação da ABL Selo Editorial analisará a documentação apresentada pelos participantes e fará o deferimento ou indeferimento dos pedidos de inscrição. O
resultado das inscrições homologadas será divulgado no site da academia.
Serão selecionados até 40 contos inscritos, sendo aprovados apenas aqueles que tiverem a brincadeira como ponto principal da narrativa. O livro será publicado em versão digital e-book. Edições impressas poderão ser editadas a depender da disponibilidade de recursos através de patrocínios.
Além de Vilela e Guedes, também participa o artista plástico e membro da ABL, Inácio Cordeiro, com ilustrações, bem como o professor e escritor Theo Santos, vice-presidente da academia, que atua na diagramação e arte final da obra.
No ano passado ele organizou com o escritor e membro da instituição, Franco Porto, a coletânea ‘Mistérios dos Cerrados’ lançada pelo mesmo selo editorial. O primeiro livro desta série, ‘Contos dos Cerrados’, foi lançado em 2022, tendo como organizadores Ananda Lima e Valney Rigonato.
Comments