top of page
Miram Hermes

ABL convida para mesa com mulheres escritoras

Atualizado: 26 de jul.


‘Escritoras Negras Baianas: a Persistência da Memória’ é o tema da mesa de debate que a Academia Barreirense de Letras (ABL) realiza nesta quinta-feira (25), em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e o Dia Nacional do Escritor, comemorados nesta data.


Com início às 19h30, a mesa será mediada pela escritora e membro da ABL, Márcia Rasia e tem como convidadas as escritoras e professoras da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) Mayana Rocha Soares, Napoliana Pereira Santana e Terezinha Oliveira.


“Essa data não é só para celebrar, é uma data de reflexão, fortalecimento das organizações voltadas às mulheres negras latino-americanas e caribenhas que, com muita luta, determinação e resistência, conquistaram, em 1992, em Santo Domingo na República Dominicana, o reconhecimento desse dia, junto à Organização das Nações Unidas – ONU”, pontuou a presidente da ABL, Marilde Guedes.


Ela destacou que “não há vitória sem luta, sem persistência, sem esperança” e que “a resistência continua sendo uma necessidade latente, para que possamos avançar com políticas públicas voltadas às mulheres, principalmente, às mulheres negras, população, ainda, atingida massivamente com a pobreza, com o preconceito, com a violência, com as injustiças sociais de toda ordem”.


Professora aposentada e escritora, Guedes lembrou que o Dia do Escritor foi conquistado através de um empenho conjunto, e instituído em 1960, por ocasião do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira dos Escritores.


“É uma data que nos reporta a vários objetivos, perseguidos pelos escritores, pelas academias de letras e instituições educacionais: incentivar a leitura; valorizar a literatura nacional; enaltecer a cultura de modo geral e, refletir acerca das dificuldades enfrentadas pelos escritores e escritoras brasileiras para escrever, publicar e divulgar seus escritos”, ressaltou.


Através de um trabalho conduzido por diferentes membros, a instituição incentiva a produção literária regional. Neste contexto já lançou duas obras no formato de coletânea, por meio do Selo Editorial ABL. Em 2023, ‘Contos dos Cerrados’ e, em 2024, ‘Mistérios dos Cerrados’. Para publicar no próximo ano a instituição já lançou edital para interessados em participar de ‘Brincadeiras dos Cerrados’, também de contos.


No próximo sábado (27) a programação para festejar a data continua com um Sarau das 19h30 às 21h, também no espaço da ABL. O momento reunirá poetas, dançarinos, músicos e artistas plásticos para confraternizar a arte e luta dos escritores, bem como das mulheres negras latino americanas e caribenhas. 


Confira algumas imagens do evento:


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page