top of page
MIRIAM.jpg

 MIRIAM HERMES

Nascida em 30 de junho de 1961, em Sobradinho (RS), viveu a primeira infância na vizinha cidade de Agudo (RS). Entre 07 e 08 anos mudou com a família para Medianeira (PR), onde estudou no Educandário Nossa Senhora Medianeira, cursou o Ginásio João Manoel Mondrone e o antigo Normal da Escola Helen Keller.

Embora suas primeiras leituras tenham sido com livros da sua mãe Amélia Henig Hermes, a influência de professores em toda sua jornada foi decisiva para aperfeiçoar o gosto pela leitura, que chegou a ser um

vício, lhe roubando as noites de sono entre biografias e romances de ficção durante a adolescência.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

Biografia

Morou também em Curitiba, onde iniciou o curso de Alemão, e no Rio de Janeiro, onde cursou Datilografia Elétrica, muito antes da propagação da rede mundial de computadores e das ferramentas digitais existentes atualmente.

Entre idas e vindas, se consolidou como repórter do jornal semanal Mensageiro e da revista mensal Mosaicos, em Medianeira, de onde saiu para se estabelecer em Barreiras, no ano de 1984. Desde então vem atuando em diversos veículos de comunicação locais, regionais e estaduais, como o centenário e diário A Tarde, onde atua como repórter há mais de 20 anos.

Em 2005 iniciou o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, realizando um sonho de juventude, que não conseguira realizar antes: graduação no ensino superior, cursado no Centro Universitário São Francisco de Barreiras (Fasb).

Durante os 04 anos de formação, pesquisou sobre a vida e obra do engenheiro Antônio Geraldo Rocha Filho. Para a conclusão do curso escreveu, com o colega Eduardo Lena, o livro-reportagem ‘O Homem Geraldo Rocha’, impresso em 2009, por ocasião do cinquentenário de morte do ilustre personagem da história local.

Antes, já tinha pesquisado e escrito ‘A saga de um empreendedor, disposição supera obstáculos’, uma biografia encomendada sobre a história de vida do empresário José Gomes de Castro, em projeto do seu neto Rider Castro, publicado em 2006.

Tem participado da vida cultural e artística de Barreiras desde a década de 1980 em diversas oportunidades. As mais recentes foram nos espetáculos virtuais ‘Barreiras 129 anos’ e ‘Viva Cerrado, nosso sagrado bioma’, ambos com textos sobre os temas em questão, sob a direção de Bosco Fernandes em 2020.

Entrou na Academia Barreirense de Letras em 2009, onde atuou como vice-presidente na segunda gestão de Luiz Pamplona, entre 2012 e 2013. Foi presidente da entidade entre 2014 e 2015 e voltou à vice-presidência na gestão 2020/2021.

Obras publicadas

20210317_150119.jpg
20210317_150028.jpg

Contact

I'm always looking for new and exciting opportunities. Let's connect.

123-456-7890 

bottom of page