top of page
Foto com livro.JPG

Franco Porto dos Santos

Doutor em Ecologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciado e Bacharel em Biologia com Mestrado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Fez Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA) e Especialização em Gestão Sustentável de Recursos Naturais do Cerrado pelo Instituto de Educação Superior Unyahna de Barreiras. Foi Biólogo concursado da Secretaria do Meio Ambiente de Luís Eduardo Magalhães (2009-2013), atuando na municipalização da gestão ambiental. Foi Presidente do Instituto Caturama de Sustentabilidade nas gestões de 2012/2013 e de 2020/2022, bem como colaborador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE). Atua, profissionalmente, como consultor ambiental e como gestor de projetos em sustentabilidade e, mais recentemente, também tem se dedicado às atividades de escritor de livros infantis e de compositor musical como uma forma de suavizar a vida. Foi eleito para a Academia Barreirense de Letras (ABL) em 2022, ocupando a cadeira de número 22, tendo como patrono Dom Lucas Moreira Neves. Siga as redes sociais para acompanhar os lançamentos literários e musicais!

https://www.ambientefranco.com/

  • Youtube
  • Facebook
  • rigonato1

Minha História

Franco Porto dos Santos nasceu em 09 de outubro de 1983 na cidade de Barreiras (BA). É filho de Leonel Rosa dos Santos (em memória) e de Iracy Pires Porto dos Santos. Morou em sua cidade natal até os 18 anos de idade, estudando na Escola Dois de Julho e no Centro de Ensino São João (Educação Infantil e Ensino Fundamental I), no Colégio Estadual Antônio Geraldo e no Colégio Polivalente Alexandre Leal Costa (Ensino Fundamental II), e no Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET (Ensino Médio), onde foi aluno do agora confrade Professor Antônio de Pádua. É também primo em segundo grau de José Agostinho Porto, um dos fundadores da ABL.

 

Cursou Biologia na Universidade Federal do Tocantins - UFT, concluindo a graduação em 2007. Teve envolvimento em diversos projetos de pesquisa e de extensão universitária, sendo inclusive coordenador discente em algumas ações relacionadas à Educação Ambiental. Foi presidente de Centro Acadêmico e líder estudantil no colegiado de curso e no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE da universidade.

 

Ao finalizar a graduação, foi contratado para atuar num grande projeto de Mobilização Social e Educação Ambiental no sudeste do estado do Pará, mais especificamente nos municípios de Ourilândia do Norte, Tucumã, São Felix do Xingu, Parauapebas e Água Azul do Norte, visando atender à população impactada pelo Projeto de Mineração Onça Puma da Vale. No entanto, no início de 2008, durante suas férias, acabou fazendo um concurso promovido pela Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães (BA), sendo aprovado para a vaga de Biólogo e convocado no ano seguinte, em maio de 2009. Nesse período, havia uma crise econômica mundial e, diante desse cenário, a estabilidade do serviço público foi vista como uma grande vantagem.

 

Atuou na Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães de 2009 a 2013, contribuindo na municipalização da gestão ambiental. Foi membro do Conselho Municipal de Assistência Social e diretor do Conselho Municipal de Educação. Teve a oportunidade de fazer, durante esse período, dois cursos de especialização em Barreiras e de cursar o mestrado em Ciências do Ambiente pela UFT, na cidade de Palmas (TO). Pediu exoneração da prefeitura para atuar como consultor ambiental na empresa Ambiente Franco Consultoria e Projetos.

 

Em 2012, uniu amigos e familiares para criar o Instituto Caturama de Sustentabilidade, entidade sem fins lucrativos que visa atuar em Barreiras nas áreas social, ambiental, cultural, educacional e de saúde integral. Foi presidente da entidade por duas vezes nos últimos 10 anos e atuou como coordenador de alguns projetos culturais como o Grupo de Teatro Caturama e, atualmente, o En(cantos) Literários, que tem o objetivo de produzir e de distribuir, gratuitamente, livros infantis para escolas públicas da região. Atualmente, o En(cantos) Literários também desenvolve ações em Salvador e até em outros estados, e tem incorporado ainda um viés musical e de Educação Ambiental.

 

Em 2015, ingressou no curso de doutorado em Ecologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) na cidade de Salvador, passando a dividir o tempo entre os estudos na capital e a atuação profissional em Barreiras. Como forma de relaxar das pressões acadêmico-científicas-profissionais, passou a escrever poesias e crônicas de maneira bem tímida. Tomou tanto gosto pelo fazer artístico que não parou mais, tendo se dedicado nos últimos anos à escrita de livros infantis e à composição musical. É casado com Ariadne Godinho e pai de Ana Rosa, dois amores e duas fontes de inspiração.

Obras Publicadas

51uxVQ6VWsL._SX322_BO1,204,203,200_.jpg
WhatsApp Image 2022-09-16 at 3.22.07 PM.jpeg

O bloco de notas que virou livro - Esta é uma divertida história de um bloco de notas chamado Note que habitava a biblioteca da família Liber.  Note sonhava um dia se tornar um livro. Quem sabe um best-seller! Note gostava muito da casa dos Liber, mas com o tempo, começou a ficar aborrecido. É que ninguém o havia usado em quase um ano naquele local, enquanto seus amigos, os blocos Escambo, Risco e Irmãos Coloridos, eram usados constantemente. Sua vez chegou quando uma menina, a Anne Pink, começou a fazer anotações no Note, que se transformaram num livro, que se transformou no best-seller “Férias Cor-de-Rosa”. Foi assim que um bloco de notas chamado Note virou livro! Acesse aqui!

 

O Cebolóquio - Tio Giusepe e o menino Carlo acharam o pedaço de madeira com a qual, aparentemente, Pinóquio havia sido feito. Então eles resolvem esculpir um boneco a que chamaram de Cebolóquio, em homenagem aos personagens Cebolinha e Pinóquio. O livro, uma bela história infantil criada pela mente fértil de Franco Porto e Ariadne Godinho, conta como isso aconteceu e traz um pouco sobre a imigração italiana para o Brasil. Como não podia faltar, ainda temos uma bonita história de amor que agradará a todos - adultos e crianças! - Acesse aqui!

EM BREVE!

 

Férias Cor-de-Rosa de Anne Pink (em produção) - Anne Pink, personagem do “O bloco de notas que virou livro”, conta aqui tudo sobre suas férias escolares. É uma história de muita magia e fantasia.

 

Jujubinha Radical (em produção) - Jujubinha sempre foi uma criança carinhosa e gentil, que cativava facilmente as pessoas à sua volta. No entanto, à medida que foi crescendo, coisas estranhas começaram a acontecer, dando um rumo surpreendente à sua vida.

bottom of page