Ananda Lima
Pedagoga, atua como professora e coordenadora pedagógica nas redes municipais de Barreiras e Riachão das Neves, na Bahia, Brasil.
Possui três livros de literatura infantil publicados: Fred, uma aventura na floresta; Júlia e Letícia, vivendo com as diferenças e Uma professora diferente.
É membro da Academia Barreirense de Letras - ABL desde 2016, ocupando a cadeira número 24, tendo como patronesse Cecília Meireles. Foi eleita presidente da instituição para o biênio 2018 e 2019.
Tem participado nos últimos anos de algumas obras coletivas no Brasil e Portugal. Em 2018 participou da Antologia – Conexões Atlânticas, promovido pela InFinita, editora Portuguesa. Teve participação em 2019 da Antologia – Mulherio das Letras Portugal. Ainda em 2019 participou da antologia, Sou mulher, logo existo: amor, liberdade, luta, resistência, do coletivo Mulherio das Letras; e do livro das Marias com o conto A menina Maria.
Sua paixão pela escrita nasce no final da sua infância, gostava de escrever em diários seus pensamentos e sentimentos. É casada, tem uma filha, um enteado e uma neta, Maria Luiza.
Participou em 2019 da construção da IV edição da Festa Literária de Barreiras - FLIB, sendo a curadora da FLIBINHA, eixo destinado às crianças. Nos últimos anos, tem contribuído com escolas públicas e particulares com contações de histórias e a disseminação da leitura com a meninada.
Biografia
Nasceu em 21 de setembro de 1975, em Anguera – BA, na casa de uma tia materna. Filha de João Alves da Silva, feirante e pequeno agricultor e Ermirende Lima da Silva, cabeleireira.
Em razão da atividade profissional do pai e as dificuldades socioeconômicas da família, moraram em várias cidades da Bahia. Ananda, já morou em Morro do Chapéu, Ipirá, Salvador, Irecê e há 25 anos mora em Barreiras, sendo que já adulta, morou por um período em Riachão das Neves e São Paulo.
Em Barreiras, ela concluiu a sua formação em relação a Educação Básica, cursando o magistério no Colégio Estadual Antônio Geraldo. Em seguida, ingressou na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, cursando Pedagogia, com habilitação em Administração e Coordenação de Projetos.
No período do curso universitário, ela trabalhava como funcionária terceirizada do INSS na cidade. Ao término do curso, que coincidiu com o término do contrato de trabalho, passou assim a ter as primeiras experiências como professora. Lecionou inicialmente para o Ensino Médio no município de São Desidério por um curto período. Depois trabalhou na condição de contratada na rede municipal de ensino de Barreiras como coordenadora pedagógica.
Depois teve experiência por mais de oito anos trabalhando como professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais, na Escola Gente Miúda, escolar particular. Paralelo a essa experiência, atuou em banca de reforço escolar e na antiga Direc 25, como assessora da diretoria.
Em 2009, passou a trabalhar na Secretaria Municipal de Educação de Riachão das Neves, como técnica, em seguida assumindo o setor da Educação Especial, coordenou a elaboração do Projeto Político Pedagógico da rede de ensino e das escolas. Em 2012, tomou posse nos concursos públicos como professora, no município de Barreiras e como coordenadora pedagógica, em Riachão das Neves.
Em 2011, assumiu em Riachão das Neves a coordenação do programa estadual de alfabetização, Pacto pela Educação. Em 2013, passou a ser formadora de professores alfabetizadores em Barreiras, no programa PNAIC.
Desde a infância e adolescência, Ananda sempre gostou de escrever. Tinha muitos diários com registros do seu cotidiano e de suas emoções, visto ter sido uma criança e adolescente muito tímida. A partir da experiência como formadora de professores, retomou o gostou pela escrita, mas agora de forma diferente, escrevendo para crianças.
Em 2015, escreveu três livros infantis: Fred, uma aventura na floresta, Júlia e Letícia – vivendo com as diferenças e Uma professora diferente. Estes, foram publicados e lançados na 1ª edição da Festa Literária de Barreiras – FLIB, no ano de 2016.
No ano de 2016, Ananda é convidada a participar da Academia Barreirense de Letras – ABL, efetivando sua inscrição e sendo empossada como membro imortal da instituição, ocupando a cadeira 24, tendo como patronesse, Cecília Meireles.
Em 2017, o livro Fred, uma aventura na floresta é relançado, com uma nova versão ilustrativa, feita por Watila Fonseca. Na primeira edição, o livro foi ilustrado pelo irmão da escritora, à época uma criança de 9 anos, Isaac Magno.
Em dezembro de 2017, foi eleita presidente da ABL para o biênio de 2018 e 2019. Tomou posse em 11 de janeiro em 2018, na Biblioteca Municipal Folk Rocha, na presença de amigos, confrades e autoridades.
Como presidente da instituição, participou da organização da FLIB na terceira e quarta edição. Implementou vários projetos e estabeleceu várias parcerias à frente da ABL. Auxiliou na articulação e conquista do antigo espaço, Paço Municipal para ser a sede da Academia Barreirense de Letras.
Ainda em 2018, fez o relançamento do livro Júlia e Letícia – vivendo com as diferenças, com nova versão ilustrativa, feita por Watila Fonseca, publicado pela ALBA.
Desde que publicou o primeiro livro infantil, Ananda faz leitura e contação de história em diversas escolas da região Oeste, com a premissa de disseminar e aguçar o gosto pela leitura.
A partir de 2018 passou a experiência uma escrita mais poética, mas ainda muito incipiente. Nos anos seguintes participou de diversas antologias, entre elas: Conexões Atlânticas III, Mulherio das Letras Portugal – Poesia, Sou Mulher, logo Existo! Amor, Liberdade, Luta e Resistência, O livro das Marias, Mulherio das Letras – Portugal 2021.
Em 2019 escreveu o livro infantil O mundo de Lila, com ilustração de Igor Arantes, mas ainda não publicado. Há mais dois livros escritos, sem publicação, As cores do amor e o Ipê de Ana, escritos em 2020. Neste mesmo ano, Ananda escreveu o primeiro livro de mensagens, Bálsamos para a existência. Nesse livro, ela faz breves reflexões sobre virtudes, emoções e tradições sociais que permeiam a vida humana, acompanhadas de poemas que trazem palavras de motivação para o encontro de si e a busca do sagrado em cada ser.
Em meio a pandemia e um desafio de ordem pessoal, ela passou a se comunicar com o público por meio do canal no YouTube Ananda Lima, onde apresenta algumas de suas obras, mas também oportuniza reflexões acerca da arte, literatura, educação, saúde, vida humana em companhia de convidados, sempre aos sábados, às 18h.
O amor pelos livros vem desde a infância quando seu pai chagava da feira com os cordéis e fazia a leitura em voz alta. Aquela cena cotidiana a cativava e a marcou profundamente.
Obras
Fred, uma aventura na floresta, faz uma abordagem sobre as relações de homens e animais, permitindo uma reflexão sobre a relação do homem com o meio ambiente. Valores como amizade, lealdade, respeito, preservação dos espaços e de outros seres fazem parte da narrativa de maneira implícita e explicita. As crianças tem a oportunidade de despertar para questões tão importantes à sociedade atual.
Júlia e Letícia, vivendo com as diferenças, apresenta duas crianças empoderadas com suas essências e suas características físicas. Não se intimidam com a abordagem de adultos e nos mostra que crianças tem muito a ensinar ao adulto, especialmente no que se refere ao amor e as relações éticas. O livro mostra que é possível vencer o preconceito, mas é necessário vencer-se, é um trabalho íntimo, de aceitação.
Bálsamos para a existência, livro de mensagens que apresenta breves reflexões em torno de algumas virtudes, sentimentos e tradições sociais, acompanhadas de poesia, com a presença de poemas que traz palavras de motivação para uma mudança interior e a busca do sagrado em nós. O livro foi escrito em meio a pandemia com a intenção de auxiliar as pessoas a passarem por aquela experiência melhorando a si mesmo.
Fraternidade em Movimento - 365 dias - catalogo diário de indicações de ações fraternas
para auxilio mútuo e contribuir para o melhoramento do mundo.